Mostrando postagens com marcador Curiosidades. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Curiosidades. Mostrar todas as postagens

1 de nov. de 2012

Curiosidades

As unhas da mão crescem mais rápido que as do pé?
capa_unhas
O mecanismo exato que controla a velocidade do crescimento das unhas das mãos e dos pés é desconhecido, diz Jeffrey S. Dover, professor clínico adjunto de dermatologia da Escola de Medicina de Yale. Ainda assim, já se estabeleceu que as unhas da mão crescem cerca de três vezes mais rápido do que as do pé.
“Conforme as unhas envelhecem, elas provavelmente reduzem um pouco seu crescimento”, disse Dover. “Não sabemos por quê”. A pele fica menos elástica e brilhante com a idade, “e cabelo e unhas fazem parte da nossa pele, envelhecendo de forma similar”.


Bruce Robinson, instrutor clínico de dermatologia dos hospitais Lenox Hill e Mount Sinai, de Nova York, disse que as unhas da mão “atingem seu pico de crescimento na segunda e terceira década, ocorrendo um leve declínio a seguir”. Segundo ele, um possível motivo é um fluxo sanguíneo reduzido e condições médicas que podem afetá-lo – como o fenômeno de Raynaud, que causa uma constrição espasmódica do fluxo sanguíneo.

De acordo com Robinson, a taxa de crescimento das unhas da mão depende de um conjunto de variáveis: do próprio indivíduo, da destreza manual (por motivos desconhecidos, as unhas costumam crescer mais rapidamente na mão usada ao escrever), enfermidades e idade. Ele também disse que a taxa aumentava no verão e diminuía no inverno e que se julgava que o crescimento fosse mais veloz nos homens e nas mulheres  durante a gravidez do que nas mulheres que não esperavam bebês.

31 de out. de 2012

Curiosidades


Por que o vaga-lume acende?
porque-os-vagalumes-acendem

     Na certa uma questão intrigante que nem damos tanto valor pode ser uma coisa primordial na natureza.
     Quem nunca viu, pessoalmente, na  TV ou em fotos, uns bichinhos muito curiosos que brilham no escuro? São os vaga-lumes ou pirilampos. Eles produzem luz principalmente por dois motivos:

1) Para se defender e se reproduzir. Imagine um louva-a-deus aproximando-se de um pequeno vaga-lume “apagado”. Este não teria chance de escapar. Mas, quando ele acende sua “lanterna”, acaba assustando esse predador.

2) Os lampejos também são utilizados para atrair o sexo oposto na hora da reprodução.  Para gerar luz, várias reações químicas acontecem no corpo do inseto, consumindo uma grande quantidade de energia e também oxigênio, que são usados como combustível. A cor da luz varia de acordo com a espécie do vaga-lume e é determinada por pequenas variações nos compostos que participam das reações químicas.

     Na reação química, cerca de 95% aproximadamente da energia produzida transforma-se em luz e somente 5% aproximadamente se transforma em calor. O tecido que emite a luz é ligado na traquéia e no cérebro dando ao inseto total controle sobre sua luz.
     Infelizmente, os vaga-lumes estão ameaçados pela forte iluminação das cidades, pois quando entram em contato com essa forte iluminação, sua bioluminescência é anulada interferindo fortemente na reprodução podendo até serem extintos.

27 de out. de 2012

Curiosidades

Curiosidades Sobre a Microsoft
curiosidades-sobre-a-microsof

Trago lhes mais uma curiosidade sobre essa magnifica instituição, a empresa de tecnologia que mais investe em pesquisa e desenvolvimento no mundo.

Na lista tem cada coisa, que você nunca imaginou ! vale a pena parar 1 minutinho para saber mais sobre a Microsoft, sua história e curiosidades!

• A logomarca acima deu lugar à atual em 1987, motivando uma campanha entre os funcionários para manter o logo antigo. O desenho da letra “o” tinha o apelido de “blibett”.

• Há 30 anos, em 1975, o minicomputador Altair custava US$397. Sem monitor, HD ou nada parecido.

• Há 40 anos, em 1965, um drive 2311 custava o equivalente a US$ 2.057 por Mb. Em 1951, o custo de armazenagem era de US$300/Mb. Em 2003, caiu para US$ 0,005 – meio centavo de dólar.

• A Microsoft tem 640 mil parceiros em seu the Microsoft Partner Program.

• No ano fiscal de 2005, foram reservadas pela agência de viagens oficial da Microsoft mundial vôos percorrendo 937 milhões de milhas aéreas. Isso equivale a cinco viagens de ida e volta ao Sol ou 85 minutos de deslocamento à velocidade da luz.

• O empregado mais novo da Microsoft tem 18 anos; o mais velho, 74. Nos Estados Unidos, a idade média na empresa é de 36 anos, com 51% dos funcionários entre 30 e 39. Só dois têm menos de 20.

• Existem mais de 2 mil blogueiros entre os funcionários da empresa.

• Mais de 3 milhões de e-mails internos são trocados diariamente.

• Aproximadamente 42 milhões de latinhas de refrigerante foram consumidas pelos empregados da Microsoft desde 1978, quando a empresa inaugurou a tradição de oferecê-las de graça.

• As instalações da empresa ocupam 1.863.731 metros quadrados distribuídos em 464 imóveis, sendo 833.864 metros quadrados em edificações próprias.

• A Microsoft começou com dois funcionários: Bill Gates e Paul Allen. Hoje, emprega 59.947 pessoas em 80 países, sendo 38.336 nos Estados Unidos, onde 75% da equipe é do sexo masculino.

• O grupo de empregados com mais de 20 anos de casa, conhecido informalmente como 20-Year Club, conta atualmente com 71 integrantes, número que vem aumentando constantemente.

• A musiquinha de entrada do Windows foi criada pelo compositor Brian Eno. O pedido da agência requisitava um som “inspirador, universal, otimista, futurista, sentimental…” de 3,25 segundos. Eno testou 84 sons até chegar ao definitivo.

25 de out. de 2012

Curiosidades

Os Esportes Mais Estranhos
capa_esporteestranho

Para os mais radicais, sempre é hora de inovar quando se trata de esportes. As modalidades convencionais já não agradam todo mundo, pois muitos querem experimentar  “emoções mais fortes” e nada melhor do que a pratica esportiva para garantir adrenalina pura.


Skyaking
Nessa versão o caiaque serve para a prática da canoagem no ar. Após um salto de 2.400 m o esportista “navega” pelo ar até o momento da abertura de seu paraquedas, é claro…


Zorbing
Esse esporte é radical mas ao mesmo tempo divertido. A ideia é rolar dentro de uma bola de ar, como se fosse um hamster , seja ladeira abaixo ou dentro da água. Nesse caso, muitos esportistas mirins se aventuram sem problema.


Uniciclismo
O uniciclo não é mais um instrumento unicamente usado por artistas circenses. A bicicleta deuma roda só transformou-se em esporte radical, utilizada por seus usuários para desceram ladeiras rochosas ou até mesmo praticarem corridas. Exige-se muita habilidade, uma vez que o brinquedinho não tem freios…


Corrida Do Queijo
Esse é provavelmente o esporte mais estranho dos últimos tempos. Uma multidão de pessoas aguarda a largada para correrem atrás de um queijo de 4 k que vai rolar ladeira abaixo. Ganha a prova quem ultrapassar a linha de chegada primeiro. Ah…e ganha o queijo também!



21 de out. de 2012

Curiosidades

A Eficácia do Riso

Ao escutar uma piada, daquelas que nos fazem disparar a rir, são produzidos na boca uma série de sons vocálicos que duram de 1/16 segundos e repetem a cada 1/15 segundo. Enquanto os sons são emitidos, o ar sai dos pulmões a mais de 100 Km/h.

Uma gargalhada provoca aceleração dos batimentos cardíacos, elevação da pressão arterial e dilatação das pupilas.

Os adultos riem em média 20 vezes por dia, e as crianças até dez vezes mais. Rir é um aspecto tão inerente à existência humana que esquecemos como são interessantes esses ataques repentinos de alegria.

Por que as pessoas riem quando escutam uma piada? Segundo o escritor húngaro Arthur Kostler (1905-1983), o riso é um reflexo de luxo, que não possui utilidade biológica.

Entretanto a Natureza não investe em algo inútil, acredita-se que o impulso de rir possa ter contribuído para a sobrevivência no decurso da evolução.

A gelotologia que pesquisa sobre o riso, aponta que esta é a mais antiga forma de comunicação.

Os centros da linguagem estão situados no córtex mais recente, e o riso origina-se de uma parte mais antiga do cérebro, responsável pelas emoções como o medo e a alegria. Razão pela qual o riso escapa ao controle consciente. Não se pode dar uma boa gargalhada atendendo a um comando, muito menos é possível reprimi-la.

O riso pode apresentar um aspecto físico, cognitivo e emocional. Acontecimento este que não reduz o senso de humor a uma única região do cérebro.

Rir, achar algo engraçado, é um processo complexo, que requer várias etapas do pensamento.

20 de out. de 2012

Curiosidades

Como Surgiram as Bicicletas?
Como Surgiram as Bicicletas?

Primeiros Passos
O primeiro passo no processo de evolução da bicicleta ocorreu em 1816. Nesse ano, o barão alemão Karl Friederich von Drais adaptou uma direção ao Celerífero. Junto com o primeiro guidão, apareceu a “Draisiana”, bicicleta que von Drais usou para percorrer o trajeto entre Beaun e Dijon, na França, à velocidade média de 15 km/h, o primeiro “recorde ciclístico”. Os modelos de Drais se caracterizavam por uma série de acessórios.
Mas foi em 1820 que deu-se o grande passo da história ciclística: o escocês Kikpatrick McMillan adapta ao eixo traseiro duas bielas, ligadas por barras de ferro. Estas duas barras tinham a função de um pistão, eram acionadas pelos pés, o que provoca a avanço da roda traseira. O primeiro pedal, no entanto, surgiu em 1855, inventado pelo francês Ernest Michaux, que o instalou num veículo de duas rodas traseiras e uma dianteira; os pedais eram ligados à roda dianteira e o invento ficou conhecido como “Velocípede”.
PROGRESSO
Com o crescimento do número de entusiastas, as autoridades, de Paris principalmente, por volta de 1862, são obrigadas a criar caminhos especiais para os velocípedes nos parques, para que se não se misturassem com charretes e carroças. Surgiram, assim, as primeiras ciclovias, no mesmo ano em que é divulgada a primeira estatística: Ernest Michaux consegue fabricar 142 unidades em 12 meses.
HISTORIA
Estas são as principais datas da história da bicicleta:

1790  – O conde francês Mede de Sivrac idealiza o celerífero, derivado das palavras latinas celer (rápido) e fero (transporte).
1816 – O barão alemão Karl Friedrick Christian Ludwing van Sauerbroun Drais, nascido em Baden, instala o guidão no “celerífero” e cria a “draisiana”.
1818  – A 5 de abril, o barão Drais apresenta seu invento no Parque de Luxemburgo, em Paris, e meses mais tarde faz o trajeto Beaum-Dijon na velocidade média de 15 km/h.
1820 Draisiana Infantil (primeira infantil do Mundo)
1840 – O escocês Kirkpatrick McMillan adapta duas bielas ao eixo da roda traseira, que serviam como pedias. No entanto, havia desconforto na pedalada e dificuldade de equilíbrio.
1855 – O francês Ernest Michaux e seu filho, de apenas 14 anos de idade, adaptam pedais à roda dianteira do velocípede, veículo que tinha como grande problema o elevado peso de 45 quilos.
1868 1ª Prova masculina com biciclos, vencida pelo inglês James Moore, Parque Saint’ Cloud Paris. 1ª Prova Feminina, ocorrida no parque Bordelais, em Paris, no dia 1º de novembro.
1875 – Nasce a primeira fábrica de bicicletas do mundo, a Companhia Michaux, com 200 operários, que fabricavam cerca de 140 bicicletas por ano. Cada uma era vendida, na época por um exorbitante: 450 francos.
1877 – Rouseau apresenta um dispositivo que por meio de duas correntes multiplicava o giro da roda dianteira.
1880 – Vicent, parisiense, controi a primeira bicicleta com transmissão aplicada ao cubo da roda traseira.
1884 – Ano cheio de acontecimentos. Na Inglaterra, Thomas Humbert inventa o quadro de quatro tubos, utilizando caixas de centro com esferas. Na Itália, o plano esportivo vai se desenvolvendo. Veloce Club de Firenze organiza a primeira corrida de bicicletas, no dia 2 de fevereiro, num circuito de 33 quilômetros. Um jovem de apenas 16 anos, van Heste Rynner, é o vencedor.
1885 – Giusepe Pasta vence a I Volta dos Bastiones, realizada em Milão, cobrindo os 11 quilómetros em 37 minutos. Nessa época, os intelectuais comentavam ser a bicicleta “mais sedutora que uma mulher”.
1887 - Invenção do pneu, James Boyd Dunlop, Irlanda.
1891 - O francês Michelin lança o pneu desmontável.
1895 – No dia 9 de outubro toda a cidade de Milão aplaude a chegada de Raffaelle Gatti, que retorna do “Tour do Círculo Polar Ártico”.
A partir daí, sucessivas modificações técnicas foram introduzidas na bicicleta, tais como câmbio, roda livre e tubular.
A roda livre foi criada para oferecer maior conforto ao ciclista em ação, permitindo interromper a pedalada especialmente em descidas, em trajetos com vento a favor e em alguns momentos de calma na corrida.
O tubular é constituído por um invólucro de borracha e tela de Nylon ou seda, em forma de tripa, com uma câmara de ar em seu interior e uma válvula. Esse conjunto é costurado na parte interna e protegido por uma faixa de Tecido de Algodão.
O câmbio velocidade, permite o aproveitamento de várias engrenagens e com isso imprimir maiores velocidades. É a última que aperfeiçoou tecnicamente a bicicleta e o fator mais importante desse progresso técnico.

Dessa forma, até os nossos dias, a bicicleta vem sendo aperfeiçoada, em relação aos materiais empregados, aos vários tipos relacionados com as modalidades, etc.

Unidos pela bike – Nasceu assim, o que imediatamente foi chamado: Ciclismo: “A máquina, que unida à maravilhosa natureza do homem ganha tempo e espaço”.
Foi a Inglaterra, o primeiro país que promoveu uma regulamentação ciclística, criando o “Bicicle Union”. Na Itália, a legislação sobre o ciclismo surgiu 5 anos mais tarde, com a criação da União Velocipedista Italiana.
Em 1892 na Europa foi constituída a Internacional Cyclist Association e teve sua sede em Londres, agrupando as Federações Nacionais, dos Estados Unidos, Bélgica, França, Canadá, Alemanha, Holanda, Inglaterra e Itália. Um dos primeiros atos da ICA, foi a criação dos primeiros campeonatos do Mundo, substituindo as provas até então promovidas por entidades particulares.
Porém, somente em 1886, graças a alguns ingleses, foram organizados os primeiros campeonatos mundiais, com boa consistência e organização mais séria, na cidade de Leicester. Em 1893 devido a uma polêmica com os órgãos italianos, se fez nascer a atual UCI, União Ciclística Internacional.

19 de out. de 2012

Curiosidades

Os métodos anticoncepcionais antigos
Os métodos anticoncepcionais antigos

Você sabia que antigamente as mulheres faziam diversos tipo de anticoncepcionais para se evitar a gravidez.

 Confira…

Uma pasta de acácia e casca de árvores e passavam em um tufo de algodão e usá-lo como um tampão que inserido dentro da vagina, impedia a gravidez. Tanto o algodão como a acácia têm propriedades espermicidas. A acácia fermenta e se transforma em ácido lático, enquanto o algodão servia de barreira entre o sêmen e o útero. Durante os tempos de escravidão, as escravas mastigavam raízes de algodão para prevenir a gravidez. A raiz de algodão diminui a produção de progesterona, um hormônio que é necessário para a gravidez.




O limão também já foi muito usado como espermicida. As mulheres da antiguidade costumavam ensopar esponjas em suco de limão e depois inseri-las na vagina. Era o método preferido em comunidades judaicas antigas. Dizem era comum os homens usarem a casca de limão como uma espécie de diafragma em suas amantes. Banhar a vagina com suco de limão após o coito também era um método muito usado, apesar de não ser um método muito eficiente. (Deu arrepio, né!?)


   
A cenoura-selvagem (Daucus carota), uma erva também conhecida como “Renda da Rainha” produz sementes que, há muito tempo, foram usadas como anticoncepcionais. Pelo que se sabe, as sementes bloqueiam a síntese de progesterona, funcionando como uma espécie de pílula do dia seguinte, que podem ser ingeridas até 8 horas após o contato com o esperma. Era um método muito usado pois ingerir as sementes causava apenas um pouco de prisão de ventre e quem fizesse o uso dela poderia ter filhos saudáveis depois sem nenhum problema.



O poejo (Mentha pulegium), também conhecido no Brasil como hortelãzinho usada pelos antigos gregos e romanos temperavam seus alimentos e seu vinho com ela. O chá de poejo era usado para induzir o aborto e a menstruação, mas é preciso ter cuidado, pois se ingerir muito do chá pode tona-lo tóxico, levando à falência múltipla dos órgãos e naquela época muitas mulheres adoeciam por usarem o poejo em demasia.




Mamão verde (bem verdes mesmo!) era muito usado no sul da Ásia para prevenir a gravidez ou para induzir um aborto. As próprias sementes do mamão podem ser usadas como um “anticoncepcional masculino”. Segundo os estudiosos as sementes forem ingeridas todos os dias, a contagem de espermatozóides no sêmen pode chegar a zero. E quando pára de comer as sementes, a produção de espermatozóides volta ao normal.



18 de out. de 2012

Curiosidades

Como enfrentar o medo ao volante
enfrentar-o-medo-do-volante

Alguns motoristas se encontram com essa fobia, as vezes por motivo de algum acidente ou mesmo começou a ter ansiedade ao dirigir, mas existe muitas maneiras de se livrar deste fantasma:
O motorista, já habilitado deve ter certeza de que sabe dirigir, ou seja, de que domina pelo menos os princípios básicos da condução do automóvel.
Se o medo for intenso, é preferível começar aos poucos. Primeiro entre no carro e dê a partida, sem tirá-lo do lugar.
Depois o exercício pode ser algo como tirar e colocar o veículo na garagem.
Vencidos estes obstáculos é hora de ter contato com outros carros, dando uma volta no quarteirão.
É necessário repetir as voltas até não sentir mais desconforto e insegurança ao fazer aquele percurso. Pisicólogos afirmam que isso leva em média sete voltas.
Chega o momento de escolher outros quarteirões, perto de casa.
Repita as voltas durante alguns dias, em pelo menos três quarteirões.
O passo seguinte é estabelecer objetivos: ir à padaria, à farmacia e a escola, por exemplo.
Liste-os em ordem crescente de dificuldade, enfrentando-os gradativamente.Procure ajuda de um instrutor de trânsito. Ao dirigir junto a um profissional nos sentimos mais seguros.
Aproveite para observar, eliminar dúvidas, fazer testes simulados (virtual), se sentindo como um aprendiz você se sente mais a vontade de errar e recomeçar.
Depois de refazer algumas aulas, seu teste final é pegar uma estrada, que requer mais malícia, pois a velocidade é maior.
O conselho é fazer isso apenas quando tiver domínio total das situações da cidade.
Se ainda estiver inseguro, procure um psicólogo. Este profissional irá lhe ajudar a sair da toca e ser um novo motorista.

16 de out. de 2012

Curiosidades

Origem do código de barras
capa_codigo
     Código de barras é uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos.
     O sistema foi patenteado em 1949 pelo americano Bernard Silver, mas foi usado pela primeira vez somente em 1974, em um pacote de goma de mascar. Demorou 25 anos porque a leitura óptica ainda era uma tecnologia pouco acessível.

     A decodificação (leitura) dos dados é realizada por um tipo de scanner, que emite um raio vermelho que percorre todas as barras. Onde a barra for escura, a luz é absorvida; onde a barra for clara (espaços), a luz é refletida novamente para o leitor. Os dados capturados nessa leitura óptica são compreendidos pelo computador, que por sua vez converte-os em letras ou números humano-legíveis.


1. Representação visual de uma sequência numérica que identifica um produto.
2. Cada grupo de 7 barras corresponde a um dos algarismos abaixo delas.
3. Um sensor óptico identifica os números, que geralmente são 13 e indicam o país de origem, o fabricante e o produto.
4. Para ser válido, o código deve ser registrado pela organização mundial GS1.

     Como identificar o produto sem necessitar do aparelho: os 3 primeiros dígitos representam o prefixo da organização responsável por controlar e licenciar a numeração no país (o prefixo 789 corresponde ao Brasil e 560, a Portugal); os próximos dígitos, que podem variar de 4 a 7, representam a identificação do fabricante ou empresa proprietária da marca do produto; no exemplo é 835741 (6 dígitos); os dígitos 789 representam a identificação do produto, e são atribuídos pelo fabricante, o último dígito 2 é chamado de dígito verificador e auxilia na segurança da leitura.
     Em 1994 japoneses criaram sua versão 2D: o código QR, capaz de transmitir muito mais informação.

15 de out. de 2012

Curiosidades

15 de Outubro, Dia do Professor
capa_professor

     O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
     No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.
     E esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.
     Mas foi somente em 1947, 120 anos depois, que aconteceu a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor.
     Começou em São Paulo, em uma pequena escola da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
     O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
     A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser  oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.

    No Japão, o único profissional que não precisa curvar-se diante do imperador é o professor, pois segundo os japoneses, numa terra em que não há professores não pode haver imperadores.

11 de out. de 2012

Curiosidades

10 curiosidades sobre o sonho
sonhos

     Desde a antiguidade, tentamos encontrar explicações para os sonhos, seja significados sobrenaturais até respostas para as perguntas mais prosaicas, como por que não lembramos tudo que sonhamos.

AS PESSOAS EM COMA SONHAM?
     Segundo Luciano Ribeiro Pinto, neurologista da Associação Brasileira do Sono, ainda não existe estudo comprovando que isso realmente aconteça. Segundo o médico, no estado de coma ocorre um comprometimento do cérebro, portanto o indivíduo não tem um sono que passa pelas fases normais, incluindo a fase REM, período em que ocorrem os sonhos. Para saber se a pessoa em coma sonha, seria preciso que o doente tomasse consciência e verbalizasse o sonho aos médicos, diz Ribeiro Pinto.

POR QUE MUITAS VEZES NÃO LEMBRAMOS DOS SONHOS?
     Muitas pessoas se lembram de quase todos os seus sonhos, porém esquecê-los não é motivo de preocupação. De acordo com o neurologista Luciano Ribeiro Pinto, qualquer um pode conseguir lembrar seus sonhos. “É uma questão de hábito. Para recordar é preciso ter tempo de passar o que sonhamos para a memória, por isso precisamos permanecer um pouco acordados após o sonho, para que os pensamentos sejam registrados”, explica.
     Portanto quando acordamos e lembramos de um sonho, mas logo após voltamos a dormir, podemos rapidamente esquecê-lo. Outra situação que facilita a lembrança é quando o sonho tem um forte conteúdo emocional, que seja de tal forma impactante que não consigamos esquecê-lo.

É POSSÍVEL CONTROLAR OS SONHOS?
     No filme A Origem, o personagem de Leonardo DiCaprio era capaz de controlar os sonhos. E, por incrível que pareça, isso não é apenas coisa de cinema e pode acontecer na vida real. Segundo o neurologista Luciano Ribeiro Pinto, existem algumas maneiras para aumentar esse controle. Exercitar a concentração, meditar sobre um tema e ter atenção antes de dormir são algumas das melhores maneiras.
     Ele ainda destaca que esses métodos são bastante usados na terapia comportamental para pessoas que sofrem com pesadelos. Os pacientes utilizam as técnicas para poder identificar quando estão tendo pesadelos, para que possam tomar controle da situação e assim amenizar o sonho ruim.

POR QUE TEMOS PESADELOS?
     O pesadelo tem diversas causas. Eles podem ter origem em efeitos psicológicos, em causas médicas e também por estresse pós-traumático. O neurologista Luciano Ribeiro Pinto explica que alguns medicamentos podem trazer pesadelos como efeitos colaterais. Distúrbios do sono, como ronco e apneia, em que a pessoa para de respirar, podem causar pesadelos com sensação de sufocamento. Experiências muito ruins, como um acidente traumático, podem levar o indivíduo a reviver essa experiência nos sonhos.


POR QUE SONHAMOS COM AS COISAS QUE ACONTECEM DURANTE O DIA?
     Segundo o médico especialista no sono Denis Martinez, os sonhos são expressões da memória. Uma das teorias que existem é que seria feita uma seleção, em que as coisas mais importantes são armazenadas e as mais irrelevantes são esquecidas. Por serem uma continuidade do nosso dia, as lembranças surgem de maneira aleatória, por isso, normalmente, aparecem de forma confusa.

O SONHO TEM SIGNIFICADO?
     Aquela história que cada objeto tem um sentido único não existe, diz Luis Flávio Couto, professor de psicanálise da PUC-Minas. “A ideia de interpretação dos sonhos é algo mais folclórico, pois os acontecimentos não têm um significado oculto, eles são bem claros”, diz.
Couto explica que as mensagens dos sonhos são de cada um para si mesmo, então cabe à própria pessoa interpretar o que significam. “Eles não têm um significado universal, a apresentação dele já é uma forma de o sujeito se explicar para si mesmo”, afirma o psicanalista.

TODAS AS PESSOAS SONHAM COLORIDO? E OS CEGOS SONHAM?
     Muitas pessoas sonham em preto e branco, mas não sabem o motivo. Segundo o neurologista Luciano Ribeiro Pinto, isso é uma característica individual. Existem pessoas que sonham mais em preto e branco, enquanto que outros têm sonhos predominantemente coloridos.
     Os cegos não têm o componente visual, portanto seus sonhos serão mais ricos em sensações auditivas e táteis. Assim como no caso do ser humano, que quando está na fase REM, mexem os olhos, outros animais, quando estão na mesma fase, costumam movimentar o focinho, que é por onde tem o seu sentido mais aguçado, o cheiro. O médico também explica que os indivíduos que ficaram cegos ao longo da vida também perdem, junto com a visão, a possibilidade de sonhar por meio de imagens.

HÁ TEMAS COMUNS ENTRE OS SONHOS?
     Existem temas comuns como família, amigos e sexualidade. Mas de acordo com o neurologista Luciano Ribeiro Pinto, é difícil precisar um padrão. “Os sonhos que temos durante a fase REM são pensamentos diversos, memórias que surgem aleatoriamente. Sentimentos, como ansiedade e nervosismo também podem também ser fatores que influenciam”, afirma.

NÓS SONHAMOS APENAS COM PESSOAS QUE CONHECEMOS?
     Sabe aquele sonho estranho que você teve com alguém que você mal conhece? Ele pode acontecer. O neurologista Luciano Ribeiro Pinto explica que, quando dormimos, os nossos pensamentos são uma continuidade dos fatos do dia, portanto qualquer coisa que vimos pode aparecer. Mesmo se você cruzou com um total estranho na rua, mas ele ficou gravado na sua memória, ele pode estar no seu sonho. “Os sonhos são muito criativos, portanto qualquer acontecimento do nosso dia pode se manifestar”, explica Ribeiro.

QUANTO TEMPO SONHAMOS POR NOITE?
     O neurologista Luciano Ribeiro Pinto explica que o sonho acontece na fase REM (Rapid Eye Movement), período que corresponde de 20% a 25% do período que estamos dormindo. Portanto, se descansarmos aproximadamente 8 horas diárias, permanecemos nessa fase entre um hora e meia e duas horas. Esse momento é caracterizado pelo movimento rápido dos olhos e pela atividade cerebral ser semelhante à de quando estamos acordados.

9 de out. de 2012

Curiosidades

Chorar faz você se sentir melhor?
capa_choro
     Quem é que nunca ouviu um conselho parecido num momento em que estava chorando horrores?
     A ideia geral é a de que chorar é que as lágrimas “lavam” a tristeza e a levam embora.

     A pesquisadora Lauren Bylsma, da Universidade do Sul da Flórida, decidiu então analisar seus colegas: 97 graduandas do sexo feminino completaram um diário por 40 a 73 dias no qual respondiam a perguntas sobre seu humor diário. Se elas choraram no dia, tinham de descrever o motivo, quanto tempo durou o choro e qual sua intensidade, se havia outras pessoas junto e como se sentiram depois. Ao todo, 1.004 episódios foram documentados e todas as voluntárias choraram pelo menos uma vez. A maioria das crises foi causada por conflitos com outras pessoas; perdas e fracassos pessoais foram o segundo e terceiro motivo mais frequentes.
     E esse estudo descobriu que, ao contrário do que se costuma acreditar, chorar não faz com que você necessariamente se sinta melhor – na verdade, em dois terços dos casos isso não teve nenhum efeito positivo. 61% das voluntárias não sentiu nenhuma mudança de humor nos dois dias seguintes. 30% tiveram uma melhora e 9% sentiram-se pior.

   E mais, para aquelas que se sentiram melhor o que pesou foi a intensidade da crise: chorar mais intensamente é mais eficiente para melhorar o humor do que chorar pouco durante um longo período. Além disso, chorar na companhia de outra pessoa surtiu mais efeito do que fazer isso sozinho ou cercado de muita gente. Por isso, os autores do estudo acreditam que o choro em si não é o responsável pela melhora do humor, mas sim o fato de ele atrair o apoio de outras pessoas e chamar a atenção para problemas importantes.
  Apesar de ter limitações (faltou ver como isso se aplica a homens, por exemplo, e o método de classificação do humor dos participantes era limitado), os pesquisadores enfatizaram que esse foi “o primeiro estudo prolongado da relação entre as lágrimas e o humor envolvendo informações contextuais detalhadas de vários episódios de choro”.
    Mas o que temos, por enquanto, é isso: pelo menos para as mulheres, botar tudo para fora numa crise de choro tem duas chances em três de não ajudar em nada.


8 de out. de 2012

Curiosidades

No Japão você paga para dormir com garotas, mas só para dormir…
capa_casaljapones
     Moradores de Tóquio, capital do Japão, estão entrando em um estabelecimento comercial, se deitando com mulheres estranhas e pagando na saída. Não se trata de um prostíbulo, não se trata de vontade de fazer sexo. Se trata de carência em seu estado mais bruto.

     As medidas para acabar com ela então, nem se fale.

Foi inaugurado no dia 25 de setembro de 2012 um negócio, batizado de Soineya e quem vê do lado de fora provavelmente vai superestimar o grau de malícia que impera ali dentro. Os clientes pagam apenas para se deitar na mesma cama de uma moça.






A tabela de preço é a seguinte:
20 minutos custam US$40
1 hora sai por US$77
10 horas (período máximo) não sai por menos de US$645.

Vale lembrar que a inscrição sai por US$ 40.
Agora, se a pessoa fizer questão de um pouco mais de calor humano, a coisa muda de figura. Na lista de opcionais (pagos à parte, evidentemente) constam itens como (pasmem!):

cliente e garota trocarem olhares
garota dormir no colo do cliente
cliente dormir nos braços da garota.

De acordo com o site oficial da loja, as funcionárias ganham US$45 por hora, em um turno de 10 horas diárias.

Se você pensar que a função delas é dormir, parece uma bolada a troco de nada. Uma profissão um tanto curiosa seguida de um ambiente de entra-e-sai de almas deprimidas.
Bizarra!

7 de out. de 2012

Curiosidades

Por que somos curiosos?
curiosos

Por que a curiosidade matou o gato?
Na Idade Média, as pessoas faziam armadilhas para matar gatos
porque acreditavam que os bichanos, principalmente os pretos, davam azar.
Curiosos, os animais aproximavam-se das armadilhas e, quando mexiam
no dispositivo, este era acionado e eles morriam. Foi daí que surgiu aquele
ditado, “A curiosidade matou o gato”, significando que a curiosidade pode ter
consequências desastrosas.

O bem e o mal
Mas nem sempre a curiosidade – que existe em quase todas as
espécies animais – é prejudicial. É graças a ela que os seres humanos fazem
suas descobertas. Por exemplo, se não fosse a curiosidade dos navegadores
portugueses, o Brasil não teria sido descoberto. A aviação, as viagens
espaciais, os antibióticos, enfim, tudo o que o Homem descobriu ou inventou
deve-se à curiosidade, um instinto natural e, em princípio, benéfico.
Chamam-se também de “curiosidades” certos fatos pitorescos e fora do
comum. Por exemplo, é curioso saber que, em um único segundo, o Sol
libera mais energia do que toda aquela que a humanidade consumiu
desde que surgiu sobre a Terra até hoje.

Curiosidade mórbida
Existem limites para a curiosidade, estabelecidos pela ética social. Não
é lícito, por exemplo, espiar aquela prima bonita trocando de roupa pelo
buraco da fechadura e nem bisbilhotar o apartamento do prédio vizinho com
um binóculo. Xereta, enxerido, intruso, bicão e chato de galocha são alguns
nomes com os quais se xinga, merecidamente, quem gosta de espionar a
vida alheia.

6 de out. de 2012

Você sabia?

Curiosidades

Por quanto tempo uma pessoa consegue ficar sem dormir?
Por quanto tempo uma pessoa consegue ficar sem dormir?
O número de horas que uma pessoa aguenta ficar sem dormir é bastante variável e difícil de ser avaliado cientificamente. O RankBrasil, livro dos recordes brasileiros, registra que a pessoa que conseguiu se privar do sono por mais tempo foi o locutor de uma rádio de Campinas, Beto Café, que permaneceu 109h21 horas acordado, fazendo transmissões ao vivo durante 106h41, em julho de 2007.

O Guinness Book de recordes mundiais não considera mais tentativas do gênero por acreditar que a prática é muito perigosa. O último recorde registrado é do finlândes Toimi Soni, que passou 276 horas sem dormir. A proeza ficou no livro até 1989.
Segundo a Dr. Rosa Hasan, coordenadora do Departamento de Sono da Associação Brasileira de Neurologia, não é preciso uma grande privação de sono para que o corpo comece a responder de forma negativa. Uma pessoa que costuma dormir 8h por noite quando dormir 6h já sentirá uma queda de rendimento ao longo do dia.
“O sono tem papel fundamental na capacidade de aprendizado e no processo de consolidação da memória”, explica Rosa. A especialista ainda ressalta que enquanto dormimos o organismo produz hormônios e substâncias importantes para o corpo que só ocorrem neste momento de repouso. Além disso, o cérebro aproveita para fazer um “back up” das coisas que aprendeu e percebeu durante o dia.
“Quem se priva do sono deixa de aproveitar o máximo de sua capacidade cognitiva”, alerta a Dr. Rosa. De acordo com ela, mesmo a pessoa que permanece sem dormir por vários dias dá cochilos sem perceber e pode estar, na verdade, “dormindo acordada”.

Isso sim é uma Arma...


Dois Tiros é Melhor que Um

5 de out. de 2012

Curiosidades

Como é Feito o Leite em Pó?
leite-em-pó
     O leite em pó é uma forma moderna de consumo de leite, que desidratado, tem sua longevidade estendida.
     O leite em pó é feito a partir da secagem do leite comum e para extrair a água, que compõe cerca de 90% da massa do leite, as fábricas fazem-na evaporar num processo lento, que não estraga as proteínas do produto.
     Primeiro, o leite escorre em paredes metálicas verticais aquecidas a 77 °C, porque o líquido não pode ser fervido. Nessa etapa evapora até 50% da água, e o leite fica pastoso. O produto concentrado segue então para uma máquina que borrifa minúsculas gotículas contra um jato de ar quente a 180 °C.
     Um rápido contato é o suficiente para fazer com que o restante da água evapore, e as gotículas de leite se transformem em grãos de leite seco. Então o leite é separado em diferentes fases: flocos, granulado e pulverizado.
     Este leite em pó pode apresentar-se com diferentes teores de gordura, conforme o leite utilizado tenha a gordura natural do leite, seja parcialmente desnatado ou seja magro.
     De qualquer forma a protéina do leite em pó é a mesma que no leite líquido, com valores próximos de 30 – 35%, o que faz um alimento extremamente interessante.
    1kg de leite em pó, adicionado com água, permite obter 6 ou 7 litros de leite recombinado.

2 de out. de 2012

Curiosidades

Por que os pássaros voam formando um “V”?

     Sabemos que pássaros percorrem kilômetros em vôos, mas isso só acontece se houver cooperação em grupo.
     Durante o voo, atrás do corpo da ave e nas pontas de suas asas, ocorre uma turbulência, ou seja, o ar se move de uma forma desordenada tirando a estabilidade. Nestes locais, a resistência do ar é menor e, então, é vantajoso que as aves voem atrás de outra ave ou da ponta de sua asa. Voando desta forma, as aves poupam energia, se esforçam menos, porque estariam se beneficiando do deslocamento de ar causado pelas outras aves, por isso, aparecem duas fileiras, uma de cada lado do líder do bando, onde não há nenhum companheiro à frente.


     Se a ave que está atrás se beneficia pelo movimento da sua vizinha de frente, qual a vantagem de ser líder? Na verdade, o líder não é sempre o mesmo. Para manter a justiça no grupo, as aves se revezam na liderança. Idade, sexo e tamanho do corpo também determinam quem vai liderar a formação em “V”.
Eles voam nesse mesmo tipo de formação, justamente para ter um melhor campo de visão.

30 de set. de 2012

Curiosidades

Algumas das melhores Praias do Planeta

1 - Bora Bora, Polinésia Francesa

Bora Bora é uma ilha do grupo das Ilhas de Sotavento do arquipélago de Sociedade na Polinésia Francesa, um território ultra-marino francês localizado no Oceano Pacífico. A ilha, situada a cerca de 230 quilómetros a noroeste de Papeete (Taiti), encontra-se rodeada por uma laguna delimitada por um recife de coral de onde sobressaem algumas pequenas ilhotas, os motus. No interior deste arco erguem-se dois picos, o Monte Pahia e o Monte Otemanu, este último com 727 m de altitude (o ponto mais alto da ilha), reminiscências de um vulcão entretanto extinto. O nome original da ilha em língua taitiana, Pora Pora, pode ser traduzido como Nascida em primeiro.

2 - Ilhas Koh Phi Phi - Tailândia

As Ilhas Phi Phi pertencem à Tailândia e localizam-se no Oceano Índico, entre a Ilha Phuket e o continente. Integradas ao Parque Nacional Phi Phi-Hat Nopparat, gozam de proteção ambiental. As ilhas Phi Phi Don e Phi Phi Ley, estão situadas cerca de uma hora de Phuket, um dos destinos mais populares da Tailândia, e primeiro foram frequentadas por intrépidos alpinistas, que consideram os seus enormes paredões rochosos como um grande desafio, mas rapidamente a beleza das suas paisagens e a enorme variedade de flora e fauna aquáticas fizeram fama e as Phi Phi passaram a ser igualmente procuradas pelos amantes do mergulho e do dolce farniente. Foi justamente nesse lugar que foi gravado o filme A Praia, com Leonardo DiCaprio.


3 - Maldivas
A República das Maldivas é um pequeno país insular situado no Oceano Índico ao sudoeste do Sri Lanka e da Índia, ao sul do continente asiático, constituido por 1.196 ilhas, das quais 203 são habitadas, localizadas a cerca de 450 km ao sul da península do Decão. A sua única fronteira real é com o território indiano das Laquedivas, a norte, mas são também os vizinhos mais próximos do Território Britânico do Oceano Índico, um conjunto de ilhas localizadas ao sul das Maldivas. É o país menos populoso da Ásia e o menos populoso entre os países muçulmanos.


4 - Kauna'oa Bay, Havaí
Kauna'oa Bay, Havaí está Localizada no estado de Aloha e é um daqueles lugares Kauna'oa Bay é um local tipicamente havaianos. A praia de areias brancas é brindada com um mar calmo e azul claro. Além dos passeios pela orla, os turistas podem aproveitar mergulhos com snorkel e andar de bodyboard.

5 - Zanzibar, Tanzânia
Zanzibar é nome dado ao conjunto de duas ilhas do Arquipélago de Zanzibar, ao largo da costa da Tanzânia, na margem leste-africana, de que formam um estado semi-autônomo. O contraste de cores azuis no oceano é impressionante e atrai turistas de todos os lugares do planeta, que além de fazer o turismo de safari na região também desfrutam de um oceano como o da foto acima.

6 - Langkawi, Malásia
Langkawi é o único geoparque no mundo com 99 ilhas, localizadas no Estreito de Malaca entre a Indonésia, a Tailândia e a Malásia, no Mar de Andaman. A melhor maneira e mais rápida para chegar ate lá é de avião vindo de Kuala Lumpur, a capital da Malásia ou da outra cidade malaia Penang ou ainda de Bangkok ou Cingapura. Langkawi e um dos lugares bem interessante para os apaixonados por geologia, flora e fauna devido à beleza inexorável de seu entorno. Vários processos e transformações aconteceram ha mais de 220 milhões de anos e o que resultou foi a belíssima composição Machinchang, de rocha sedimentar arenítica, a cônica formação de granito Gunung Raya no centro da ilha e um terreno cáustico constituído de rocha calcaria na parte oriental da mesma ilha.


7 - Las Islas Cies, Galicia, Espanha

O arquipélago de las Cíes de está situado na entrada da Ria de Vigo. Há três ilhas: monteagudo, del farol e San Martiño. O acesso público só é permitido em uma das ilhas. Diz-se as melhores praias do mundo estão no Islas Cies.


8 - Nantucket Island, Massachusetts


Nantucket é uma ilha distante cerca de 50 km ao sul do Cabo Cod, Massachusetts, nos Estados Unidos. Junto com as pequenas ilhas de Tuckernuck e Muskeget elas constituem a cidade de Nantucket. Um dos melhores lugares nessa região é Coatue, uma longa barreira de corais propícia para o mergulho.


9 - Palawan, Filipinas

As ilhas Palawan são as maiores ilhas da província Palawan nas Filipinas. A ilha é realmente muito subdesenvolvida e tradicional. Com uma vida selvagem abundante, florestas e montanhas, diversas praias de areias brancas atraem turístas de diversas nacionalidades. Esta é uma das únicas ilhas das Filipinas que foi citada pela revista National Geographic Traveler como o melhor destino no Sudeste Asiático no ano de 2007 e 13ª melhor ilha para viagens ao redor do mundo.


10 - Baía do Sancho - Fernando de Noronha - Brasil
Baía de águas límpidas e fundo de areia, é uma das poucas que permite a parada de embarcações para banho, sem causar danos aos corais. Isolada, limitada por uma falésia acentuada, mirante natural de onde se descortina a paisagem pode ser alcançada por três "caminhos": pelo mar, pelas escadas encravadas em uma fenda de rocha com uma fantastica abertura de onde se descortina o mar e escalando rochas a partir da baía dos Portos.